ATUALIDADE
 
Atualmente a Pelota Basca é praticada em várias regiões do mundo: Europa (Espanha, França, Itália, Bélgica e Holanda), América do Sul (Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Venezuela, Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai e Peru), América do Norte (Canadá, Estados Unidos e México), América Central (Cuba, República Dominicana, Guatemala e Porto Rico) e Ásia (Filipinas e Índia). E o número de praticantes é crescente, principalmente nas modalidades que são jogadas em quadras de 30m e 36m.

Alguns fatores que têm e vão continuar a contribuir para a popularização do esporte nas diversas regiões são:
  • intercâmbio entre jogadores e treinadores das mais diversas federações e países está cada vez mais freqüente;
  • maior acesso aos equipamentos necessários para se praticar o esporte;
  • busca por novos materiais e processos de produção para tornar os equipamentos mais baratos;
  • tornar mais fácil o acesso às informações referentes ao esporte;
  • não existe idade para a prática do esporte (qualquer um pode praticar);
  • possui um ambiente familiar onde é praticado;
  • possibilidade de se conhecer novas culturas através de intercâmbios e torneios internacionais.

No Brasil estamos procurando junto aos clubes existentes e aos órgãos governamentais aumentar o número de quadras existentes para que o esporte se fortaleça no país e tenha condições de ser cada vez mais competitivo em campeonatos internacionais.

Em 2003 nos Jogos Pan Americanos de Santo Domingo na República Dominicana as modalidades: paleta cuero, paleta goma, mano (individual e duplas) e frontenis (masculino e feminino) se tornaram oficiais e portanto passaram a representar mais 6 medalhas em disputa. Infelizmente a equipe brasileira não participou por causa de problemas de afiliação junto ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) mas para os Jogos de 2007 que serão realizados aqui no Brasil esperamos que os problemas sejam resolvidos e possamos representar o Brasil em mais um campeonato internacional.