CESTA PUNTA
 
O JOGO
 
O jogo de cesta punta é uma derivação da primitiva cesta ou luva de vime inventada por Gaintxiki em meados do século XIX, e que em sua origem se chamou "chistera". Esta cesta foi utilizada primeiramente no jogo de "rebote", em praça livre. Quando se popularizou o "ble", foi adaptada pelos profissionais como um única ferramenta, com a qual poderiam realizar partidas espetaculares. Junto com pelotas mais vivas, é na província de Guipúzcoa onde a cesta de vime começa uma nova etapa no jogo de pelota: o "ble", e o frontão de parede esquerda de dimensões até então desconhecidas, já que o comprimento ficava em torno de 60 metros. Esta modalidade recebeu além do nome de "chistera", os nomes joko-garbi (jogo limpo), "punta volea" e atualmente "cesta punta".

Em 21 de maio de 1877 foi construído o frontão de Atocha, o primeiro que existiu em Donostia. Onde se alternava o jogo de rebote e da cesta, o antigo e o novo. Ao mencionar este frontão é essencial recordar de Indalecio Sarasketa, o famoso "Chiquito de Eibar", nascido em Durango em 1860. Desde muito novo quando se mudou para Eibar, motivo pelo qual começou a jogar a pelota com o apelido de "Azpiritxiki", que mais tarde mudaria para "Chiquito de Eibar".

Outro grande evento para a cesta foi a inauguração do frontão Plaza Euskara em 1882, em Buenos Aires. Este frontão era de propriedade da Sociedad Laurak-Bat, e graças a construção deste, os pelotaris Bascos realizaram sua primeira viagem à América.

Em 1891 aparece uma nova estrela da pelota: Angel Bilbao, "Chiquito de Abando". Com somente dez anos viajou à Argentina selecionado como grande promessa por Chiquito Eibar.


Dada a notoriedade deste jogo em Cuba e no México, os esportistas da America do Norte se interessaram, e após sua apresentação como novidade na Exposición Universal de San Luis em 1904, se instalou definitivamente em Miami em 1924. Assim, em 1926 foi construído o magnífico frontão "Bizkayne Jai Alai" por iniciativa de José Joaquín Castañeda de Donostia. A inauguração do Miami Jai Alai iniciou a era de esplendor da cesta punta e seus praticantes profissionais cuja lista encabeçam Arriola, Guisasola, Ramon, Eguisazu, Urbieta, Careaga, e muitos outros.

Graças a espetacularidade do jogo surgiram frontões de cesta punta não somente em Madri e em muitas cidades importantes da Espanha, mas também na Itália (Roma, Nápoles, Florença, Milan, Turin), na Bélgica (Bruxelas), no norte da África (Alexandria, o Cairo, e Tânger), na Argentina, no Brasil, no México, em Havana, nas Filipinas e também no Oriente Médio.

No que se refere aos frontões, a cesta punta em Euskadi, contou sempre com magníficos recintos onde foram exibidas e seguem mostrando o excepcional jogo das grandes figuras da especialidade.

Em primeiro lugar devemos mencionar o frontão de Markina, "La universidad de la Pelota", que data de 1928. Deste histórico recinto saiu a maioria dos mais gloriosos pelotaris que escreveram seus nomes na história do esporte.



Não podemos esquecer do Ezkurdi Jai Alai de Durango, inaugurado em 1955, e que teve seu primeiro festival em 13 de junho de 1957. Por ali passaram os pelotaris: Muguerza, Orbea I, los hermanos Careaga, Txikito de Vergara, Ondarru, Totolo, Urrutia, Chucho Larrañaga, Bengoa, Egurbide...

Gernika Jai-Alai, o majestoso frontão de Guerestu, construído em 1963, cumpre sua dupla função de recinto industrial e escola de pelota. São estes três frontões a base da cesta em Euskadi atualmente, mas não podemos deixar de lados os de Fadura, de Izarratiz (Azpeitia) e de outros muitos.

São história os anos em que apareciam pelotaris e grandes figuras como geração espontânea. De aldeias e cidades pequenas chegavam aos frontões garotos com enorme qualidade e se tornavam grandes pelotaris. Hoje em dia, são as escolas e empresas que se encarregam da seleção destas promessas. Os melhores estudantes destas escolas disputam todos os anos uma competição organizada por Ezkurdi de Durango, que se comemora nesta localidade. As partidas são disputadas em quinelas (individuais e duplas) completando de cara um salto para os frontões americanos. Também existem escolas na França, principalmente em San Juan de Luz, Biarritz e Mauleón, frontões que vêm mostrando pelotaris de qualidade, alguns deles jogam na Flórida.
 


ESTRATÉGIA
 
A estratégia do jogo se resume em ganhar a ofensiva a fim de controlar e garantir o ponto.

Para que isso ocorra é necessário:
  • neutralizar o atacante (delantero) não deixando a bola em seu alcance porque como este fica mais próximo do fronte, pode jogar as bolas com mais precisão, velocidade e efeito, sendo assim fazer com que o seu adversário responda no fundo da quadra limita sua vantagem e o perigo da jogada;
  • manter a bola junto a parede lateral para dificultar a recepção e para restringir os movimentos do adversário;
  • a seleção de bolas também é um fator que influencia a estratégia porque antes de cada saque é oferecido ao sacador a possibilidade de escolher uma entre as bolas disponíveis (sempre existem bolas mais rápidas e mais lentas).
 
 


EQUIPAMENTOS
 
Ferramenta:
      maderial: madeira de castanheira tecida com vime
      comprimento em linha reta: 62 a 69 cm
      profundidade: 15 a 16 cm
      comprimento com curvatura: 90 a 100 cm
      largura: aprox. 12 cm



Pelota:
      peso do núcleo: 100 a 108 g
      peso total: 125 a 130 g
      diâmetro: 63 a 64 mm
 


QUADRA
 
Comprimento: 54m
Altura: 10m
Largura: aprox. 10m
Altura Contracancha: 3,5m (mínimo)
Largura Contracancha: 4,5m (mínimo)

Saque: 40m
Passa: 26m
Falta: 16m

Para ver fotos da quadra, clique aqui.
 


REGRAS
 
  • em uma partida oficial 6 bolas ficam disponíveis para seleção pelos jogadores durante o jogo, sendo que cada equipe fornece 3 bolas;
  • antes de cada saque o sacador deve avisar a equipe adversária;
  • a cada ponto, a equipe que ganhou tem o direito de escolher a bola de jogo antes do saque;
  • uma equipe perde o ponto no saque se: o saque não é finalizado; o saque se realiza fora dos limites da quadra; se a bola não ultrapassa a linha de "falta"; e se a bola toca em qualquer chapa delimitadora de jogo;
  • no saque quando a bola toca o piso depois da linha de "passa", o saque é invalidado mas a equipe que sacou tem mais uma única oportunidade de realizar um saque válido;
  • pontos por partida: 35 (duplas) e 25 (individual);
  • a bola só pode tocar no piso uma única vez antes de um membro da equipe realizar a jogada, e depois até ela bater no fronte não pode tocar no piso;
  • em partidas oficiais o uniforme de jogo é composto por calça branca, tênis branco, camisa polo vermelha ou branca (a ser decidido em função do mando de jogo), faixa (cinta) vermelha ou azul e capacete branco;