FRONTENIS
 
O JOGO
 
No ano de 1916, alguém teve a idéia de começar a jogar com uma raquete e uma bola de tenis em uma quadra de cesta punta, de onde nasceu o nome de frontenis. Esta prática se popularizou, só que haviam inconvenientes, a quadra que era muito grande e a bola pulava muito pouco, tornando-se um esporte lento.

Para corrigir as falhas anteriores, o tamanho da quadra foi reduzido e a bola passou a ser de borracha, mesmo que no princípio eram as bolas de tenis só que sem a camada de feltro. Mas ainda o manejo realmente não era bom, sendo assim mandaram fazer bolas especiais de borracha nos Estados Unidos e na Inglaterra visando obter uma velocidade maior.

Por isso surgiram os primeiros fabricantes nacionais, Lugardo Torres de D.F. e os irmãos Rizo de Guadalarrara, artigo que os antigos frontenistas devem recordar com nostalgia, já que o produto nacional, por razões óbvias, durou pouco no mercado.

Na época da Segunda Guerra Mundial, as bolas deixaram de chegar ao país, então os jogadores viram a necessidade de usar as bolas disponíveis que tinham sido importadas e que já estavam armazenadas a algum tempo. As bolas iam perdendo consistência e pressão, e já não podiam jogar com velocidade.

A necessidade de seguir jogando, obrigou o Sr. Francisco Beltrán a buscar uma solução que era injetar pressão com um pequeno compressor e uma seringa hipodérmica, e em seguida era rapidamente selada.

Em 1945, por causa de seu grande amor pelo esporte e com conhecimentos de trabalho com borracha, Don junto com alguns amigos resolveram preparar a matéria prima, os moldes e um pequeno laboratório em sua casa, se chamava assim porque não podia chamar aquilo de fábrica, e toda vez que tinham uma nova bola corria para o frontão para testá-la; isto permitiu modificar sua forma e composição para torná-la mais rápida.

As primeiras bolas feitas no México não cumpriam os requisitos do esporte pois saiam com as paredes desiguais, o que originava movimentos estranhos quanto entrava em contato com uma superfície, e não duravam. Mas ele não desanimou até chegar a perfeição o que acabou se tornando as melhores bolas do mundo.

Eis ai como nasceu a primeira fábrica de pelota, a 201, fundada por Don Francisco Beltrán e Dr. Jesús Ledezma, com a tecnologia e experiência do primeiro e o capital do segundo. Só que depois de alguns a sociedade terminou e a fábrica acabou ficando com Dr. Jesús enquanto Beltrán abriu uma nova fábrica chamada Superbote Beltrán.

É assim como Beltrán se converte no pai da bola de frontenis, fundando as duas únicas fábricas de bola para frontenis do mundo.

 


ESTRATÉGIA
 
A estratégia do jogo se resume em ganhar a ofensiva a fim de controlar e garantir o ponto.

Para que isso ocorra é necessário:
  • neutralizar o atacante (delantero) não deixando a bola em seu alcance porque como este fica mais próximo do fronte, pode jogar as bolas com mais precisão, velocidade e efeito, sendo assim fazer com que o seu adversário responda no fundo da quadra limita sua vantagem e o perigo da jogada;
  • manter a bola junto a parede lateral para dificultar a recepção e para restringir os movimentos do adversário;
  • a seleção de bolas também é um fator que influencia a estratégia porque antes de cada saque é oferecido ao sacador a possibilidade de escolher uma entre as bolas disponíveis (sempre existem bolas mais rápidas e mais lentas).
 
 


EQUIPAMENTOS
 
Ferramenta:
      raquete de tenis com encordoamento reforçado



Pelota:
      peso do núcleo: não possui
      peso total: 40 g
      diâmetro: 46 a 54 mm
 


QUADRA
Comprimento: 30m
Altura: 10m
Largura: 10m
Altura Contracancha: 2m (mínimo)
Largura Contracancha: 4,5m (mínimo)

Saque: 17,5m
Passa: 17,5m
Falta: 10,5m

Para ver fotos da quadra, clique aqui.
 


REGRAS
 
  • em uma partida oficial 6 bolas ficam disponíveis para seleção pelos jogadores durante o jogo, sendo que cada equipe fornece 3 bolas;
  • antes de cada saque o sacador deve avisar a equipe adversária;
  • a cada ponto, a equipe que ganhou tem o direito de escolher a bola de jogo antes do saque;
  • uma equipe perde o ponto no saque se: o saque não é finalizado; o saque se realiza fora dos limites da quadra; se a bola não ultrapassa a linha de "falta"; e se a bola toca em qualquer chapa delimitadora de jogo;
  • no saque quando a bola toca o piso depois da linha de "passa", o saque é invalidado mas a equipe que sacou tem mais uma única oportunidade de realizar um saque válido;
  • pontos por partida: 30 (duplas) e 25 (individual);
  • a bola só pode tocar no piso uma única vez antes de um membro da equipe realizar a jogada, e depois até ela bater no fronte não pode tocar no piso;
  • em partidas oficiais o uniforme de jogo é composto por calça branca, tênis branco, camisa polo vermelha ou branca (a ser decidido em função do mando de jogo), faixa (cinta) vermelha ou azul e protetor de olhos (uma espécie de óculos de proteção);