PALETA CUERO
 
O JOGO
 
Apesar das modificações que ocorreram da Pala para a Pala Corta, o peso da ferramenta foi novamente reduzido para diminuir o esforço físico necessário. A pelota por sua vez ficou menor e mais leve porém mais viva ou mais morta de acordo com a classificação quanto a sua velocidade que foi criada. A cada dia é maior o número de adeptos.





História da Pala


Talvez depois do jogo de Mano é a modalidade mais antiga, pois de alguns documentos se deduz que era praticado na Grécia e em Roma. Mas vamos direto a Ocón, aquele cavaleiro navarro sério, palista formidável do século XX, e também a "Chiquito de Eibar", professor de toda a classe dos jogos, para compreendermos o desenvolvimento que adquiriu no fronton de Euskalduna, de Bilbao, lugar onde tomaram vida os maiores palistas que se tem conhecimento.

Foi nos primeiros anos deste século quando começaram a aparecer as primeiras figuras da Pala com os "Abadiano", os irmãos "Pasieguito", os navarros Eraso, Luis Araquistáin e "Chiquito de Abando". A cesta punta, embora contado em a maioria dos elementos valiosos que entusiasmava muito as pessoas, assim que os jogadores mencionados promoveram desafios memoráveis causaram sensação entre o povo e fomentaram o interesse por esta modalidade. Foi na época que "Abadiano" introduziu neste jogo o espetacular sotamano com admiração do público. Também foram modificadas fundamentalmente as características da Pala, desaparecendo a forma "abesugada" e sendo substituída a madeira macia da qual eram feitasse tornaram, agraças a um tal Sotero que construiu a pala com linhas ventosas que agora conhecemos que usando a madeira de haya.

Sobre o começo do estágio atual do jogo de Pala, don Vivencio Larrea, antigo presidente da Federação Vizcaína, disse que de acordo com manifestações dos pelotaris daquela época, tiveram lugar concreto no ano 1903, no frontão de Durango com intervenção dos irmãos Lapico e Monche, usando a pala que se conhecia com o nome de "besugo" pela similaridade de seu formato com este peixe. As pelotas que foram usadas eram de mano e os saques aconteciam do 7. As partidas eram muito disputadas e em alguns casos eram interrompidas por falta de luz do dia.

De Durango seguiu para Vergara, onde competiam Goicochea e Chiquito de Abando contra os irmãos Eraso de Pamplona, que no frontão de Jai Alai de Madrid foram vencidos por Luis Araquistáin e Chiquito de Abando. Continuou triunfando a Pala diante do gosto de Pamplona, onde os irmãos mencionados ganharam da referida dupla, mas logo depois em Markina foram derrotados.

Assim como vemos agora os jogadores ousavam de tudo, tentavam tudo, colocando a pelota em toda parte, jogando em posições e atitudes improváveis, como se empalar nestas circunstâncias fosse um automatismo inevitável, ou como se a pala fosse um instrumento sem a complicação dos instrumentos das outras modalidades que permite conter e guiar a pelota. Deixando a todos que assistiam os malabarismos emocionados.
 


ESTRATÉGIA
 
A estratégia do jogo se resume em ganhar a ofensiva a fim de controlar e garantir o ponto.

Para que isso ocorra é necessário:
  • neutralizar o atacante (delantero) não deixando a bola em seu alcance porque como este fica mais próximo do fronte, pode jogar as bolas com mais precisão, velocidade e efeito, sendo assim fazer com que o seu adversário responda no fundo da quadra limita sua vantagem e o perigo da jogada;
  • manter a bola junto a parede lateral para dificultar a recepção e para restringir os movimentos do adversário;
  • a seleção de bolas também é um fator que influencia a estratégia porque antes de cada saque é oferecido ao sacador a possibilidade de escolher uma entre as bolas disponíveis (sempre existem bolas mais rápidas e mais lentas).
Quando jogado em trinquete os jogadores devem defender a grade (ver indicação da janela com grade no esboço da quadra) para que o adversário não ganhe o ponto.  
 


EQUIPAMENTOS
 
Ferramenta:
      maderial: preferencialmente de madeira de haya
                     ou outra madeira nobre
      comprimento máximo: 50 cm
      largura máxima: 13,5 cm
      grossura: 2 a 3 cm
      peso: aprox. 630 g



Pelota:
      peso do núcleo: 15 a 18 g
      peso total: 50 a 52 g
      diâmetro: 48 a 50 mm
 


QUADRA
Comprimento: 36m
Altura: 10m
Largura: aprox. 10m
Altura Contracancha: 2m (mínimo)
Largura Contracancha: 4,5m (mínimo)

Saque: 33m
Passa: 24,5m
Falta: 14m

Para ver fotos da quadra, clique aqui.
 
Comprimento: aprox. 30m
Altura: 10m
Largura: aprox. 10m
Comprimento Telhadinho: aprox. 30m
Altura Telhadinho: aprox. de 1,9m (baixo) a 2,4m (alto)
Largura Telhadinho: 1,45m

Saque: 20m
Passa: não se aplica
Falta: 20m

Para ver fotos da quadra, clique aqui.
 


REGRAS
 
  • em uma partida oficial 6 bolas ficam disponíveis para seleção pelos jogadores durante o jogo, sendo que cada equipe fornece 3 bolas;
  • antes de cada saque o sacador deve avisar a equipe adversária;
  • a cada ponto, a equipe que ganhou tem o direito de escolher a bola de jogo antes do saque;
  • uma equipe perde o ponto no saque se: o saque não é finalizado; o saque se realiza fora dos limites da quadra; se a bola não ultrapassa a linha de "falta"; e se a bola toca em qualquer chapa delimitadora de jogo;
  • no saque quando a bola toca o piso depois da linha de "passa", o saque é invalidado mas a equipe que sacou tem mais uma única oportunidade de realizar um saque válido (não se aplica em trinquete);
  • pontos por partida: 35 e 40 (trinquete);
  • a bola pode pingar um número ilimitado vezes sobre o telhadinho (trinquete);
  • se a bola pingar no piso e depois bater na grade do telhadinho é ponto da equipe que fez a jogada, caso contrário é ponto da equipe adversária (trinquete);
  • o saque deve ser feito da esquerda para a direita respeitando a linha longitudinal que divide a quadra em duas partes desiguais (trinquete);
  • a bola só pode tocar no piso uma única vez antes de um membro da equipe realizar a jogada, e depois até ela bater no fronte não pode tocar no piso;
  • em partidas oficiais o uniforme de jogo é composto por calça branca, tênis branco, camisa polo vermelha ou branca (a ser decidido em função do mando de jogo), faixa (cinta) vermelha ou azul, capacete branco e protetor de olhos (uma espécie de óculos de proteção);