PALETA GOMA
 
O JOGO
 
Gabriel Martirén, o "Sardina", por volta de 1905 idealizou e projetou a primeira paleta, uma ferramenta que teve uma enorme aceitação e que com mínimas alterações continua sendo fabricada e utilizada até hoje.

Nascido em Baigorry na França, foi para a Argentina onde residiu nas proximidades de Burzaco onde também jogava a pelota. Usavam a mão ou placas de metal para acertar com mais força a bola que era de tenis, até que ele moldou a primeira paleta feita com osso de vaca a fim de permitir segurá-la com mais firmeza e acertar a bola com mais força. Posteriormente pediu a um carpinteiro da região apelidado de Rueda que fizesse uma paleta de madeira.



as primeiras paletas originais de osso de vaca, com que
"Sardina" jogou pela primeira vez e que serviram de
inspiração para sua criação posterior





Junto com um amigo que chamavam de "Pescador" jogaram a primeira partida (duplas) em uma quadra em Burzaco, que era de propriedade de Don Pedro Legnis. E foi assim que começou o que conhecemos como Paleta Goma ou Paleta Argentina.



partida recente e equipamentos utilizados
 


ESTRATÉGIA
 
A estratégia do jogo se resume em ganhar a ofensiva a fim de controlar e garantir o ponto.

Para que isso ocorra é necessário:
  • neutralizar o atacante (delantero) não deixando a bola em seu alcance porque como este fica mais próximo do fronte, pode jogar as bolas com mais precisão, velocidade e efeito, sendo assim fazer com que o seu adversário responda no fundo da quadra limita sua vantagem e o perigo da jogada;
  • manter a bola junto a parede lateral para dificultar a recepção e para restringir os movimentos do adversário;
  • a seleção de bolas também é um fator que influencia a estratégia porque antes de cada saque é oferecido ao sacador a possibilidade de escolher uma entre as bolas disponíveis (sempre existem bolas mais rápidas e mais lentas).
Quando jogado em trinquete os jogadores devem defender a grade (ver indicação da janela com grade no esboço da quadra) para que o adversário não ganhe o ponto.  
 


EQUIPAMENTOS
 
Ferramenta:
      maderial: feita de madeira em uma peça só ou
                     multilamidada e vários tipos de madeira
      comprimento máximo: 55 cm
      largura máxima: 20 cm
      grossura: 1 cm
      peso: aprox. 300 g



Pelota:
      peso do núcleo: não possui
      peso total: 35 a 40 g
      diâmetro: 42 mm
 


QUADRA
Comprimento: 30m
Altura: 10m
Largura: 10m
Altura Contracancha: 2m (mínimo)
Largura Contracancha: 4,5m (mínimo)

Saque: 17,5m
Passa: não se aplica
Falta: 17,5m

Para ver fotos da quadra, clique aqui.
 
Comprimento: aprox. 30m
Altura: 10m
Largura: aprox. 10m
Comprimento Telhadinho: aprox. 30m
Altura Telhadinho: aprox. de 1,9m (baixo) a 2,4m (alto)
Largura Telhadinho: 1,45m

Saque: 15m
Passa: não se aplica
Falta: 15m

Para ver fotos da quadra, clique aqui.
 


REGRAS
 
  • em uma partida oficial 6 bolas ficam disponíveis para seleção pelos jogadores durante o jogo, sendo que cada equipe fornece 3 bolas;
  • antes de cada saque o sacador deve avisar a equipe adversária;
  • a cada ponto, a equipe que ganhou tem o direito de escolher a bola de jogo antes do saque;
  • uma equipe perde o ponto no saque se: o saque não é finalizado; o saque se realiza fora dos limites da quadra; se a bola não ultrapassa a linha de "falta"; e se a bola toca em qualquer chapa delimitadora de jogo;
  • pontos por partida: 35 e 40 (trinquete);
  • a bola pode pingar um número ilimitado vezes sobre o telhadinho (trinquete);
  • se a bola pingar no piso e depois bater na grade do telhadinho é ponto da equipe que fez a jogada, caso contrário é ponto da equipe adversária (trinquete);
  • o saque deve ser feito da esquerda para a direita respeitando a linha longitudinal que divide a quadra em duas partes desiguais (trinquete);
  • a bola só pode tocar no piso uma única vez antes de um membro da equipe realizar a jogada, e depois até ela bater no fronte não pode tocar no piso;
  • em partidas oficiais o uniforme de jogo é composto por calça branca, tênis branco, camisa polo vermelha ou branca (a ser decidido em função do mando de jogo), faixa (cinta) vermelha ou azul e protetor de olhos (uma espécie de óculos de proteção);